O livro que mudou minha vida: O PODER DO AGORA (ECKHART TOLLE)

Esse livro nos explica sobre a nossa verdadeira natureza, que é a presença, a consciência em seu estado puro, anterior a identificação com a forma. O que acreditamos ser, no entanto, é a nossa mente. A identificação com a mente é a principal causa da nossa infelicidade. É a grande ilusão. Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras. Essa tela se situa entre você e o seu eu inside, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus.
É a tela de pensamento que cria uma ilusão de separação. Se for usada corretamente, a mente é um instrumento maravilhoso, entretanto, quando usamos de forma errada, ela se torna destrutiva. Para ser preciso, não é você que usa sua mente de forma errada, em geral não é você que usa sua mente. É ela que usa você. Essa é a doença, você acredita que é a mente. Eis aí o delírio. O instrumento se apossou de você. Estamos tão identificados com ela que nem percebemos que somos seus escravos. É quase como se algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora.
A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto de consciência.
Somos viciados em pensar porque estamos identificados com esse processo e a percepção do nosso eu inside passa a ter origem no conteúdo e na atividade de nossas mentes. Acreditamos que deixaríamos de existir se parássemos de pensar. No processo de crescimento, construímos uma imagem psychological de nós mesmos, baseada em nosso condicionamento pessoal e cultural. Podemos chamar isso de o fantasma pessoal do ego. Ego significa um falso eu inside, criado por uma identificação inconsciente com a mente. Para o Ego, o momento presente dificilmente existe. Só o passado e o futuro são considerados importantes. O ego sempre esta preocupado em manter vivo o passado, porque pensa que sem ele não seriamos ninguém. E se projeta no futuro para assegurar a continuação de sua sobrevivência e buscar algum tipo de escape ou satisfação adiante. Mesmo quando o ego parece estar preocupado com o presente, não é o presente que ele vê, porque constrói uma imagem completamente distorcida a partir do passado. Ou então reduz o presente a um meio de obter o fim desejado, que consiste em um futuro projetado pela mente.
A mente sempre tenta escapar do Agora e quanto mais nos identificamos com ela, mais sofremos. Quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos livramos do sofrimento e da mente. Porque a mente tem o hábito de negar o Agora ou resisti-lo? Porque ela não consegue funcionar e permanecer no controle sem que esteja associada ao tempo, tanto passado quanto o futuro, e ela vê o atemporal Agora como ameaçador. Na verdade, a mente e o tempo são inseparáveis. Para ter certeza que permanece no controle, a mente trabalha o tempo todo para esconder o momento presente com passado e futuro, assim nossa verdadeira natureza é obscurecida pela mente.
Tenha uma profunda consciência que o momento presente é tudo o que você tem. Faça do agora o foco principal de sua vida. Se você antes se fixava no tempo e fazia breve visitas ao Agora, inverta essa lógica, fixando no Agora e fazendo rápidas visitas ao passado e ao futuro quando precisar lidar com os aspectos práticos da vida. Diga sempre “sim” ao momento atual. Renda-se ao que é. Observe como a mente continuamente julga o comportamento e atribui nome as coisas, entenda como esse processo cria sofrimento e infelicidade. Aceite, depois aja, o que quer que o momento atual contenha, aceite-o como escolha sua. Trabalhe com ele, não contra.
Não busque o seu eu inside dentro da mente! Você é muito maior do que isso! Descubra seu verdadeiro ser no agora!
“Passado e futuro ocultam Deus de nossa vista, ponha fogo em Ambos” “O que impede a luz de nos alcançar é o tempo. Não há maior obstáculo para Deus do que o tempo”.

Meu Web site: https://revolucaointerior.com/
Hyperlink do vídeo: https://youtu.be/0APSTUN18nw
Instagram: https://www.instagram.com/pietro.oklein/

#Opoderdoagora #Eckharttolle #Presença

source